Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

Religião marca presença na Parada Gay

Distribuindo panfletos da igreja, a dupla
caminhava no sentido contrário dos que acompanhavam os carros de som





Com ilustrações de diversos santos, os cartazes estavam distribuídos ao longo de todo o trajeto da Parada Gay, como referência, mesmo que indiretamente, ao catolicismo


Quase ninguém vai à Paulista durante a Parada Gay esperando ver qualquer alusão à religiosidade: foi a primeira coisa que pensei ao me deparar com alguns cartazes em meio aos 4 milhões de pessoas, segundo números oficiais dos organizadores do evento.

Começando pelo mais pontual e direto, é isso mesmo o que aparece na foto: um homem segurando o cartaz de uma igreja evangélica voltada para o público LGTB, na 15ª edição do evento.

Pouca gente conhece, mas há sim uma igreja nesse segmento. Se não fosse cristã, ainda seria menos inusitado, pois há muitas outras religiões que encaram normalmente a homossexualidade. A Igreja para todos tem sua sede principal próximo ao metrô Santa Cecília e carrega como um dos lemas a afirmação: “Deus não faz acepção”, muito coerente por sinal.

O rapaz distribuía panfletos que traziam o logotipo da igreja e convidada “a todos” para os cultos, gerais e específicos, tais como "para toda a família", "para casais gays" e "para solteiros gays".
Além dessa peculiaridade, outros cartazes chamaram a atenção e geraram polêmica: espalhados por toda avenida Paulista, eles traziam imagens de santos seminus e diziam “nem santo te protege”, "use camisinha". O uso de santos católicos na propaganda teve suas repercussões: Foi produzido até um vídeo como resposta: “Parada Gay: Dom Odílio Scherer “esclarece” porque “nem santo te protege da AIDS”.

Se esses episódios tem como proposta trazer a tona a discussão, eles estão sendo bem sucedidos. A polêmica da presença gay em igrejas cristãs não é recente e é inegável que a Parada do Orgulho Gay tem o seu papel: de no mínimo, provocar discussões nas mídias, seja falando-se em defesa ou contra o movimento LGTB e a homossexualidade. Torna-se então inevitável ignorá-los.

4 comentários:

  1. A cibele e seus posts criativos!

    Muito legal!

    Traz uma importante reflexão sobre o modo como a religião se adapta ao mundo real e suas modificações.

    Parabéns Cibele!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto muito do seu blog, cibele!
    e concordo com Douglas: seus posts são criativos. :)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Shin e Douglas! Reflexões, elogios e críticas são sempre inspiradoras! =)
    Logo virá outro post por aí...

    ResponderExcluir
  4. Ci, precisa atualizar o blog!!Beijos e saudade!

    ResponderExcluir